Matriz hipermedia

quinta-feira, fevereiro 5

Hypermédia

Hypermédia, remete para a interactividade. Hypermédia é a junção de dois termos: hipertexto e multimédia, em que a combinação destes dois permite uma organização de informação, mais fácil para a nossa mente interpretar.
A hypermedia permite ligações a texto, imagens, som e vídeo, assim sendo o utilizador fornece de um ambiente aberto e não linear.
[i]

Matriz de hypermedia:
1. Interface:
A interface do utilizador é o conjunto de características com o qual os utilizadores interagem com as máquinas, dispositivos, programas de computador ou alguma outra ferramenta complexa, ou seja, fenómenos físicos que permitem interagir com o médium (meio). Ela fornece métodos para: Entrada, permitindo ao utilizador manipular o sistema;
Saída, permitindo ao sistema produzir os efeitos (as respostas) das acções do utilizador;
[ii]
2. Imagem:
Conjunto de 0 e 1, um conjunto de formas e cores que formam a imagem que vemos.
[iii]
3. Texto e hipertexto:
A 1ª vez que se utilizou o termo “hyper”, foi quando se falam em hipertexto, ou seja, num texto em que as palavras-chave estão a azul, e que implica a uma hiperligação (links) que acede a uma outra página na Web. O hipertexto é um ficheiro informático que contém um texto principal e texto marginais através de palavras-chave.
Mas este termo não apareceu com os computadores, pois as enciclopédias já tinham iniciado este processamento de informação, e foi Vannevar Bush o pioneiro do hipertexto.
[iv]

4. Tipografia:
A tipografia é a composição de texto física ou digitalmente. A tipografia tem como objectivo estruturar o texto e a forma como é imprensa.
Existem dois tipos de texto: com ou sem serifa, e estes podem ser manuscritos ou em letra maiúscula/caixa alta e em letra minúscula/ caixa baixa.
A imprensa foi invenção dos chineses, em que utilizavam pequenas peças de madeira ou metal com relevos de letras e símbolos, mas estes estragavam-se facilmente. Mais tarde, Johann Gutenberg com a invenção da prensa tipográfica, os símbolos já eram reutilizáveis, por isso este meio tornou-se eficaz para a composição de textos.
[v]
5. Animação:
A animação, é animar algo que não tem vida, dar vida às coisas, dar alma, e para isso recorre ao efeito óptico que vive de um fenómeno físico humano, chamada persistência retiniana. Persistência retiniana designa o fenómeno ou a ilusão provocada quando um objecto visto pelo olho humano persiste na retina por uma fracção de segundo após a sua percepção, assim, imagens projectadas a um ritmo superior a 16 por segundo, associam-se na retina sem interrupção.
[vi]
6. Áudio:
Este é um media importante para a hypermédia, pois quando é acompanhado por banda sonora chama a atenção, prende o utilizador ao que esta a assistir, tendo como objectivo cativar o utilizador.
[vii]
7. Vídeo:
Os filmes são outro meio que pode fazer parte de uma ligação da hypermédia. Os filmes ou sequências de imagens em vídeo mostram o movimento mais suave e menos saltitante. Um filme é gravado a 24 fotogramas por segundo. Hoje o Vídeo digital (ou DV) é gravado a 25 (Europa) ou 29.97 (cerca de 30 frames por segundo - EUA).
[viii]
8. Espaço virtual:
Destino da espécie humana, é neste espaço que se pode trocar toda a informação e publicar tudo o que se quer, dando a oportunidade às outras pessoas de ver o que publicou.
[ix]


[i].http://www.citi.pt/homepages/espaco/html/hipermedia.html e informação retirada/aprendida da aula de Oficina de Multimédia B;
[ii]. Informação retirada/aprendida da aula de Oficina de Multimédia B
[iii]. http://pt.wikipedia.org/wiki/Interface_do_utilizador e informação retirada/aprendida da aula de Oficina de Multimédia B
[iv]. http://www.univ-ab.pt/~bidarra/hyperscapes/video-grafias-8.htm e informação retirada/aprendida da aula de Oficina de Multimédia B;
[v] .http://pt.wikipedia.org/wiki/Tipografia e informação retirada/aprendida da aula de Oficina de Multimédia B;
[vi]. Informação retirada/aprendida da aula de Oficina de Multimédia B;
[vii]. Informação retirada/aprendida da aula de Oficina de Multimédia B;
[viii]. http://pt.wikipedia.org/wiki/Persist%C3%AAncia_da_vis%C3%A3o
[ix]. Informação retirada/aprendida da aula de Oficina de Multimédia B;

Site specific
“Sítio específico” são obras criadas num determinado espaço. “Trata-se, normalmente de trabalhos planejados – convites – para um determinado local.”
A obra de arte é elaborada consoante o meio circulante.
O termo arte ambiente está ligado ao site specific porque “sinaliza uma tendência contemporânea, que insere a obra tanto numa galeria como no meio ambiente ou áreas urbanas.”
O termo land art também está relacionado com site specific (também tendência contemporânea) porque este “tem uma nova relação com o ambiente natural, não representa a natureza, mas faz intervenções nesta, como Michael Heizer, abre grandes fendas no topo de duas mesetas do deserto, ou Robert Smithson que constrói sobre o Great Salt Lake, EUA em 1971.”
Site specific remete à “noção de arte pública, ou seja, realizada fora dos espaços tradicionalmente dedicados a ela, como os museus e galerias.”
[1]


[1] Todo o texto com aspas presente nesta página a informação foi retirada de http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=5419







Por exemplo, a obra de Richard Serra, Tilted Arc na Federal Plaza(Fig), em Nova Iorque, foi elaborada para aquele determinado local, foi encomendada, e sendo retirada de lá, perde todo o seu significado, como o Richard diz que a obra “ foi elaborada para um lugar específico, em relação com um contrato específico e financiado por esse contexto”.[1]
E o que mais tarde aconteceu foi que “a entidade que encomendou iniciou o desmantelamento da obra e a sua colocação noutro local”, por isso como Richard ainda refere “ a sua remoção é equivalente a destrui-la”
[2]
Lorenzo Mammi, um crítico de arte afirma que “site specific refere-se ao trabalho que parte das características do espaço para ser construído”
“Em relação à ideologia do “cubo branco”, faz com que toda a obra se deixe contaminar pelo entorno” então Mammi também refere que “já que nenhum espaço é neutro, todo o trabalho é “site specific”.”
[3]


[1] http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=5419
[2] http://aartemodernaeantesedepois.blogspot.com/2006/11/site-specific_07.html
[3]http://netart.incubadora.fapesp.br/portal/Members/julmonachesi/materiasjul/sitespecific





Como Mammi refere, então o espaço é importante para a realização da obra, toda a obra é site specific porque quando se faz uma obra, temos algo que nos rodeia, com isso podemos dizer que temos mais que um tipo de site specific.
Para provar isso, Martin Grossman, diz que “ as intervenções na paisagem constituem um primeiro momento do site specific, depois com o deslocamento dos registos para um museu ou galeria, temos o segundo site specific, e um terceiro quando o este não está mais no espaço nem no institucional, mas no campo da informação (internet e publicações).
Como é o caso de Tilted Arc de Richard foi destruído, mas temos o terceiro site specific para conhecer a obra.”
[1]
As esculturas e pinturas também pertencem as obras de arte designadas por site specific, pois estas foram encomendadas por alguém para um determinado lugar. Como as “estátuas que fazem parte da porta central da Catedral de Notre –Dame, século XII Chartres”[2].
Michael Heizer, Robert Smithson, Richard Serra são alguns dos artistas.




[1] 3http://netart.incubadora.fapesp.br/portal/Members/julmonachesi/materiasjul/sitespecific [2] 2http://aartemodernaeantesedepois.blogspot.com/2006/11/site-specific_07.html

TOP TEN

1. Leitor de Dvd



Leitor de Dvd, é um dispositivo multimedia que está no meu top.
Este dispositivo esta relacionado com a televisão primeiramente. Pois actualmente, existem leitores de dvd portátil, bem como inseridos nos computadores.
Seleccionei este objecto devido a facilitar a visualização do que mais gosto de ver em formato dvd. Em geral, filmes, pois é um campo de que gosto e aprecio muito. Devido a relatar diversas histórias inventadas ou mesmo verídicas. Muitos dos filmes são retratados primeiramente em livro e só depois é que alguém decide realizar o filme desse livro.
Este formato foi desenvolvido deixando para trás o leitor de VHS, facilitando assim o transporte de filmes em formato dvd. Pois consegue armazenar numa pequena pen, enquanto o formato VHS não.

2. Televisão



Entre vários objectos multimedia elegi a televisão para o meu top ten.
A televisão foi um dos elementos multimedia que elegi devido a estar presente na minha rotina, pois todos os dias vejo televisão, por menos tempo que seja, vejo.
Este produto multimedia é detentor de som e imagem o que faz com que seja uma descoberta brilhante para a humanidade.
Em que disponibiliza vários programas que informão ou intertenham aspessoas. Como por exemplo, jornal nacional, dispondo de informação sobre o mundo ou telenovelas para entreter.
A televisão é um dispositivo de fácil acesso actualmente dispondo também da informação rapidamente e actualmente existirem vários modelos.

3. Mp3

O MP3 (MPEG-1/2 Audio Layer 3) foi um dos primeiros tipos de compressão de áudio com perdas quase imperceptíveis ao ouvido humano.
Elegi este objecto de multimédia devido a usa utilidade.
Com este pequeno objecto consigo ouvir música e ainda transportar informação necessária como, imagens, textos, videos outro tipo de informação devido a sua possibilidade de armazenamento.
Este dispositivo multimédia é de facil transporte, pois é de pequeno porte. Utilizo este especialmente devido a poder ouvir música em todo o lado e de fácil acesso. Ouvir tudo o que quero a apenas a uma distância de um click.

domingo, fevereiro 1

4. Sketchup



Este programa conheci-o a pouco tempo e logo me conquistou.
Este programa tem como funcionalidade criar edifícios ou simples objectos em 3D. Com este programa já fiz algumas construções. Muitas básicas ainda mas que me satisfizeram. Um projecto de uma escola semelhante à minha, uma casa simples, depois uma outra mais complicada, mas todos estes projectos que fiz gostei do resultado. De todos os programas que conheciu ultimamente este foi o que mais me cativou.
O programa cativou-me devido à fácil utilização e de se conseguir ver resultados a nosso agrado.
Devido a ser o mais cativante de todos elegiu para estar presente no meu top ten.

5.Photoshop

Escolhi este programa devido ao que ele possibilita fazer, especialmente no campo da fotografia.
A princípio não gostava deste mas sim do corel, que é de mais fácil compreensão enquanto o photoshop é mais profissional, mais complicado de trabalhar. Mas depois de um esforço e um trabalho para realizar para a disciplina adaptei-me ao programa e consegui ter um resultado satisfatório, bem como comecei a trabalhar neste em casa para assuntos pessoais.
Devido a esta evolução resolvi coloca-lo no meu top ten.

6.Site Novak Djokovic


O site do 3º melhor jogador do mundo, em relação ao ténis não podia faltar no meu top ten.
Pois tinha que estar presente pois é um site do qual visito regularmente, devido ao seu conteúdo e forma que apresenta-o.
Com isto nota-se o meu interesse por este desporto. E o site do Novak consegue ter sempre todas as actualizações de que preciso para estar informada, principalmente da sua carreira.
Este site apresenta-se de uma forma muito organizada, dispondo facilmente de toda a informação que as pessoas necessitam, com fácil rapidez, este tipo de site não deve ser muito rebuscado com o objectivo do prender o utilizador, porque este foi feito para informar quem o visita, sobre conteúdos de ténis com fácil compreensão. E não com objectivo de as pessoas passarem horas e horas a tentarem descobrir o que querem.

7.Publicida Ford Focus

Escolhi esta publicidade para o meu top tem, porque quando o vi pela primeira vez fiquei logo pregada ao ecrã.
Esta publicidade consegue ter uma ideia muito boa, pois relaciona a imagem e o som de uma forma inteligente, em que a própria música é realizada com os instrumentos musicais construídos pelas peças do automóvel.
Este programa tem como objectivo prender o espectador e foi o que aconteceu no meu caso. Em que consegue prender um espectador que se interessa pela musica, pois a que esta presente na publicidade é uma musica agradável de se ouvir, uma música harmoniosa, tal como deve ser o andamento do carro, sem se perceber o que se passa no exterior. Conciliado com a imagem de uma orquestra a reproduzir a música, com os instrumentos construídos com o próprio material do carro, isto para conciliar o som com o carro.

8.Blog

Um outro programa experimentado na disciplina de oficina de multimédia B.
A principio a ideia de construir um blog não me interessou, pois tinha de o desenvolver devido à disciplina, ou seja, aconselhada a construi-lo. Então lá o fiz e depois até me interessou, tendo de procurar, descobrir todas as maneiras para o por visualmente como queria, depois como publicar o que queria e com o queria.
Ao longo do tempo consigo ter um modelo que me agradasse, e consegui publicar o que queria à minha maneira.
Deste modo decidi eleger o blog para o meu top tem, um programa que tenho de usar, actualizar todas as semanas.

9. Windows Media Player


Vão achar estranho porque é que este simples programa está no meu top, mas a explicação é muito fácil.
Programa este que uso sempre que estão no computador, porque me possibilita ouvir a musica que quero, e ainda ripar os cd`s.
Quando a musica esta a ser reproduzida dá para mudar os efeitos de visualização, como também melhoramentos. Uma outra vantagem é que podemos ver a música contida no computador, todos organizada por artistas, assim tenho muito mais fácil precisão das músicas que tenho disponível. Como já referi também da para ripar cd’s e claro depois gravar musicas para outros.
Devido a todas as possibilidades escolhi este programa.

Design por Open Media | Download por Bola Oito e Anderssauro