segunda-feira, dezembro 15


MANOEL DE OLIVEIRA
12 Jul - 02 Nov 2008 - Museu Serralves

Esta primeira mostra do trabalho do cineasta no formato expositivo centrar-se-á no modo como Manoel de Oliveira reinventou o cinema através de uma linguagem que lhe é única. Paralelamente está programado um ciclo de cinema, onde serão exibidos no Auditório do Museu de Serralves todos os filmes que Manoel de Oliveira realizou até ao momento.
Com 65 anos de carreira cinematográfica Manoel de Oliveira é um dos mais importantes cineastas europeus. A sua obraultrapassou as fronteiras do cinema português e espalhou-se pelo mundo.
Prestes a chegar aos 90 anos, Oliveira continua a fazer filmes independentemente da crítica ser boa ou má, porque o que o motiva é a arte de filmar.
A sua obra é atravessada por um estilo próprio, que confere autenticidade a tudo aquilo que faz.
Amado por uns e odiado por outros, Manuel de Oliveira continua a resistir a tudo e a todos, movido pela paixão do cinema.
Oliveira é um caso raro no cinema. É simultaneamente detestado e adorado. Não é fácil aceder ao seu trabalho, daí que a sua obra seja mais «reconhecida do que conhecida», como referiu Eduardo Prado Coelho no seu livro - "VINTE ANOS DE CINEMA PORTUGUÊS (1962-1982)". Não é fácil porque Oliveira estabelece uma relação complementar entre o cinema e o teatro, como se pode deduzir destas suas palavras - «Quando eu digo que o cinema não existe, que o que existe é o teatro e que o cinema é um processo de fixação audiovisual do teatro, é porque é aí que ele é rico, que é verdadeiramente distinto do teatro, que é rápido, que é efémero. Se eu digo que o cinema não existe, é da mesma maneira que podia dizer que a vida não existe, que o que existe de facto é o teatro. Porque a vida escapa-se-nos a todo o instante, o momento de agora é já perdido, e portanto o que nos resta da vida é o teatro».

quinta-feira, dezembro 11

quarta-feira, novembro 19

Raccord





Existem raccords de:
movimento ou acção - (são os mais importantes)



Exs.: ... se uma personagem entra pela esquerda e sai pela direita no plano 1, deve entrar pela esquerda no plano 2, se não quisermos que o espectador julgue que ele vai voltar para trás...
...se no plano 1 a personagem leva um copo à boca, no plano 2 ela deve continuar a beber...
... se no plano 1 a personagem A olha para a personagem B, da esquerda para a direita, no plano 2 B olha para A, da direita para a esquerda...



O raccord no movimento ou acção pode então ser construído relativamente ao ângulo de visão ou à escala (regras dos 30º), à direcção, ao gesto, ao olhar, ao campo/contra-campo (regra dos 180º), etc.

Raccord de elementos fixos:
Cuidado com os “toques” que se dão aos adereços entre o registo do plano 1 e do plano 2. Ex.: cinzeiros, candeeiros, cadeiras, outros objectos do cenário...
...ou relógios que trocam de braço, fitas de cabelo, mudanças de roupa sem justificação de mudança no tempo...



Raccords técnicos :
Exs.: Mudanças na luz, nas condições da captação de som, utilização de câmaras que dêem imagens muito diferentes, etc.




http://www.univ-ab.pt/~bidarra/hyperscapes/video-grafias-139.htm

quinta-feira, novembro 13


MPEG
MPEG é um padrão de compressão usado em vídeo e áudio desenvolvido pelo grupo MPEG (Moving Picture Experts Group).
"Existem várias normas MPEG, o MPEG-1, MPEG-2 e MPEG-4 mais populares MPEG-se três padrões:


MPEG-1, o primeiro padrão de compressão áudio e vídeo, vídeo suporta uma resolução de 352x240 à taxa de 30 fps (frames por segundo). No entanto, a qualidade de vídeo MPEG-1 é ligeiramente inferior à oferecida por um vídeo de qualidade normal VCR. MPEG-1 também tem a capacidade de incluir áudio compactado no formato de áudio MP3.

MPEG-2 pode suportar vídeo resoluções de 720x480 e 1280x720 a 60 quadros por segundo, com um áudio de qualidade igual à CD áudio convencionais. MPEG-2 é adequado para quase todas as normas de televisão, incluindo ATSC, NTSC e HDTV. MPEG-2 tem capacidade para reduzir um arquivo de vídeo para duas horas de alguns gigabytes de dados. Codificação de vídeo MPEG-2 requer bastante significativo poder de transformação, mas decodificação MPEG-2 com dados de vídeo não é tão intenso processador. Os padrões MPEG-2 é também usado para armazenar dados em DVD's.

MPEG-4: Introduzida no final de 1998, o MPEG-4 é base em MPEG-1, MPEG-2, e Apple QuickTime tecnologia. Este algoritmo compressão de vídeo e gráficos padrão vem com a habilidade de criar arquivos de wavelet-based que são menores do que o QuickTime ou JPEG. MPEG-4 arquivos são concebidos de modo a transmitir imagens e vídeo enquanto utiliza menos largura de banda de rede. MPEG-4 pode combinar ficheiros de vídeo com gráficos, textos, e 2-D e 3-D animation camadas.
Características adicionais que podem ser vistos em MPEG-4 incluem objeto orientado compósitos arquivos (como vídeo, áudio, VRML e objetos), VRML suporte para renderização em 3D, e suporte para externamente especificado DRM. "

Cinanima

segunda-feira, novembro 10


O Cinanima


"Festival Internacional de Cinema de Animação é o mais importante festival de cinema de animação português. Realiza-se em Espinho desde 1976, tendo este ano a sua 32ª edição, o que o torna um dos mais antigos festivais deste tipo de cinema em todo o mundo. É organizado pela Cooperativa NASCENTE e pela Câmara de Espinho. Para além das secções não competitivas, tem duas secções competitivas principais. A Secção Internacional abrange as categorias de Curtas-metragens, Médias-metragens, Longas-metragens, Primeiro Filme ou Filme de Estudos, Séries, Publicidade e Informação. Na Competição Nacional há dois concursos: Prémio António Gaio / Prémio FNAC, para o melhor filme português em competição e Prémio Jovem Cineasta Português.Para além dos prémios relativos a cada categoria, existem vários outros como, por exemplo, o Grande Prémio Cinanima 2008 / Caixa Geral de Depósitos para o melhor filme do Festival, o Prémio Especial do Júri / Prémio Cidade de Espinho ou o Prémio José Abel.À semelhança do que vem acontecendo desde há uns anos, a Culturgest tem o prazer de se associar ao Cinanima projectando uma selecção de filmes premiados feita pela organização do Festival."

http://www.culturgest.pt/actual/cinanima.html




Para quem quiser saber o programa do cinanima 2008, entre no link abaixo.




Programação que a turma do 12ºF vai poder ver na visita de estudo ao Cinanima. Esta visita foi programada pela professora Regina Lamares( Desenho A) e pelo professor Alberto Lírio (A.Projecto e Multimédia B).

Sexta-Feira, 14 de Novembro
14:00 Longas Metragens – Competitiva 2
14:00 À Conversa com... Tee Bosustow - Sala Polivalente
16:00 UPA (United Productions of America) - "Os Realizadores”
18:00 Curtas e Médias Metragens – Competitiva 4
18:00 Mostra de Filmes Portugueses 4 – Sala Polivalente
21:30 Curtas e Médias Metragens – Competitiva 5
0:00 Erotismo no Cinema Animado Europeu



http://www.multimeios.pt/cinanima-2006

sexta-feira, outubro 31


Só Tenho Escola à Tarde

-Ao menos, dá os bons-dias, não sejas malcriado.
Não te ensinaram isso lá na escola?
-Eu só tenho escola à tarde

Fonte:http://www.citador.pt/anedotas.php?op=10&anedid=115

sexta-feira, outubro 24

"Layout é um esboço que mostra a distribuição física, tamanhos e pesos de elementos, por exemplo textos, gráficos ou figuras, num determinado espaço. Pode ser apenas formas rabiscadas numa folha para depois realizar o projecto ou pode ser o projecto em fase de desenvolvimento.
Ou seja, uma prévia do serviço pronto antes de executado, onde se pode alterar sua disponibilidade sem danos a nenhuma das partes envolvidas no processo (designer e cliente) para que o serviço seja produzido de acordo com o gosto de cliente, para apenas ao término do desenvolvimento e obtenção de aprovação, se leva a público.
O termo layout pode também configurar-se como projecto que envolove diferentes cadeias associativas e técnicas visuais sempre com objetivo e função."

texto retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Layout_gr%C3%A1fico

Design por Open Media | Download por Bola Oito e Anderssauro