Relatório de aula:
Nesta aula, pelo ao facto de ter alterado a máscara do blogue, inicialmente estive a adicionar no blogue ,respectivo á discplina de Multimédia B, os contactos de cada um dos elementos da turma inlcuindo o bloge da disciplina.
Relactivamente ao projecto a desenvolver este periodo em parceria com a Sandra, no que se refere á memória descritiva da turma, após as fotos terem sido ordenadas segundo os anos escolares em questão, foram seleccionadas as que melhor se adequam á elaboração da página em formato de enquadramento tipo livro de ponto, que será apresentado na transição de cada ano escolar evidênciando as respectivas mudanças da turma ao longo do ensino secundário.
Como tal as fotografias seleccionadas foram trabalhadas no programa Photoshop, para que fossem elaborados os ajustes necessários, para que todas as fotos apresentassem o mesmo formato. Também fou elaborado no Picasa, um ensaio da composição das fotografias na página do album.
Relaório da aula
quinta-feira, abril 30Publicada por Rafaellah à(s) 08:59 0 comentários
Memória Descritiva - Turma
segunda-feira, abril 27Experiência no picasa, montagem possivel para fotos.

Publicada por Rafaellah à(s) 07:16 0 comentários
Hofman Digital Album
sexta-feira, abril 24Hofmann Digital Album...
"Programa que ajuda-o com imagens de fundo, clipart e opções de texto. O seu uso é completamente intuitivo e simples, pelo que qualquer utilizador de PC pode dominá-lo com rapidez sem nenhum tipo de conhecimento específico prévio. Ao mesmo tempo é um programa muito potente que permitirá realizar em poucos "clicks" praticamente tudo o que possa imaginar com as suas fotografias: melhorar a luminosidade e contraste, recortar ou ampliar as imagens a seu gosto, aplicar efeito sepia ou preto e branco, corrigir o efeito "olhos vermelhos", etc... e, também, fazer uso da "melhoria automática" de cada foto. "
Publicada por Rafaellah à(s) 08:29 0 comentários
Publicada por Rafaellah à(s) 07:40 0 comentários
Album Digital
segunda-feira, abril 20 Uma experiência realizada no programa de album digital.
Experiência realizada por acaso, pois estava a testar este programa com a Sandra para um possivel organizador de fotografias.
Programa esse que pode ser utilizado para o trabalho em parceria com a Sandra, na memoria visual da turma desde o 10º ano até 12º.
=;)
Publicada por Rafaellah à(s) 06:36 0 comentários
=;)
Acede a este link, e entrará num blog onde esta explicado pelo Sr. Chico Cavalgante o que é o movimento matrix.
Visitem-no mesmo, pois vai ajudar a perceber o que é o efeito matrix.
http://comunicacaomilitante.blogspot.com/2008/11/efeito-matrix-com-cmera-analgica.html
Publicada por Rafaellah à(s) 12:17 1 comentários
Matrix
1º Passo: Crie uma imagem de 300x350, com Branco de cor de Fundo (Backgroud)

2ºPasso : Vá em Filtro (Filter)...Textura (Texture)...Granulado(Grain)... e altere seus valores para : Intensity 100; Contrast 100; Grain Type = Vertical.
3º Passo: Mude a cor Principal para um Verde Claro e a cor de fundo para Preto. Agora vá em Filtro(Filter)...Artistico(Artistic)...Neon(Neon Glow) e altere as propriedes as seguir: Glow Size = 5; Glow Brightness = 15, em Glow Color selecione um verde um pouco mais escuro que Foreground
4º Passo: Nesse momento vá em Filtro(Filter)...Estilização (Stylise)... Arestas Brilhantes (Glowing Edges) .E entre com os seguintes valores: Edge Width = 1; Edge Brightness = 15; Smoothness = 1.
Seu trabalho Final depende do tamanho inicial da imagem
Fabio Lody, foi quem publicou este documento. Achei pertinente publica-lo, devido a estarmos a abordar o tema matrix na aula.
Publicada por Rafaellah à(s) 12:00 0 comentários
Aqui apresento a 1ªfase da segunda fase do trabalho do matrix.
Como é apenas com algumas imagens, todas elas a primeira imagem de cada camâra tiveos que fazer tratamento de imagem em Photoshop.
Publicada por Rafaellah à(s) 09:09 1 comentários
Algo feito em menos de uma semana...
Publicada por Rafaellah à(s) 09:40 2 comentários
Como o resultado abaixo não foi o desejado, o professor aconselhou fazer uma roda em torno para possibilitar o efeito desejado. Enquanto na imagem de baixo sem a roda branca e sem a pequena parte apenas seleccionada não possibilita ver o efeito, em que a mancha vai do mais pequeno para maior. Já com a roda só vemos aquela area e não vemos o resto, podendo assim ver a mancha a aumentar e reduzir.
Publicada por Rafaellah à(s) 08:18 0 comentários
Top 10 da redacção da premiere 2008
quarta-feira, fevereiro 25Publicada por Rafaellah à(s) 16:12 1 comentários
Coraline e a porta secreta
Publicada por Rafaellah à(s) 16:01 0 comentários
Quem quer ser bilionário?
Um dos melhores filmes realizados, contendo assim 10 nomeações.
"Quem quer ser bilionário?
Drogados na Escócia. "Zombies" em Inglaterra. Leonardo Dicaprio na Tailândia. Bombas nucleares no espaço exterior. E agora milionários na Índia. O britânico Danny Boyle é um dos ,ais versáteis e imprevisíveis realizadores da actualidade. O seu último filme, com o qual já arrecadou vários prémios um pouco por todo o mundo, é uma bela e brutal história de amor sobre um adolescente pobre de Bombaim que está prestes a ganhar o concurso televisivo "Quem quer se Milionário?"
História
"Jamal Malik, um jovem orfão proveniente dos bairros de lata de Bombaim, é detido por suspeita de burla na noite em que está a ponto de vencer o concurso "Quem quer ser bilionário?", já que ninguém acredita que um miúdo da sua condição seja capaz de responder correctamente a tantas( e tão difíceis) perguntas. Mas à medida que a polícia investiga o seu passado, Jamal vai revelando os seus mistérios e narrando a sua vida. Finalmente, frente a 60 milhões de espectadores, irá responder à última pergunta."
Premiére nº5 Fevereiro 2009
Publicada por Rafaellah à(s) 15:30 0 comentários
Dúvida
"DÚVIDA é um filme raro e assombroso. À maneira antiga. O argumentista John Patrick Shanley regressas à cadeira de realizador 18 anos depois, com a adptação da sua peça de teatro, e coloca uma interrogação nas nossas mais profundas certezas.
HISTÓRIA
Em 1964, o padre Flynn procura trazer ventos de mudança aos hábitos austeros promovidos com mão de ferro pela irmã Aloysius Beauvier na escola paroquial St. Nicholas, no Bronx. Quando a irmã James leva ao conhecimento superior a suspeita de um comportamento moralmente incorrecto por parte do cónogo, envolvendo o primeiro aluno negro na instituição, inicia-se um processo inquisitório de justiça cega com vista ao afastamento do padre da congregação. Mas o que terá acontecido no gabinete dele com o rapazinho negro? Antes da procura da verdade, afirmam-se os costumes, o poder do medo e a disciplina férrea."
Premiére nº5 Fevereiro 2009
Publicada por Rafaellah à(s) 15:17 0 comentários
O tão conhecido naturalista nasceu na Inglaterra em 1809 e foi o responsável, juntamente com Alfred Wallace, pela publicação da Teoria da Evolução.Um dos marcos mais importantes da sua história foi a viagem a bordo no navio Beagle entre 1831 e 1836, na qual visitou diversas regiões do globo terrestre e teve condições de perceber uma interessante relação entre fósseis e espécies viventes na época e mecanismos de adaptação de espécies relacionados ao ambiente e modo de vida destes.Um exemplo destas observações foi entre emas e avestruzes, espécies que, apesar da semelhança, ocupam regiões geográficas distintas. Os tentilhões de Galápagos, com bicos adaptados aos tipos alimentícios - e tartarugas gigantes do mesmo arquipélago, com detalhes no casco característicos para indivíduos de cada ilha - também foram exemplos clássicos quando nos referimos a Darwin. Inclusive estes foram, além de suas leituras, curiosidade e discussões com pesquisadores, definitivos para o insight que teve.Assim, Darwin teve condições de, por mais de 20 anos, relacionar esses fatos e publicar a teoria.Esta demora se refere, principalmente, ao fato de que suas descobertas contrariavam o que acreditava-se na época: que espécies eram fixas, ou seja: todas as espécies que Deus criou no início do mundo são as espécies que existem, sem nenhuma a mais ou a menos.Como quando chegou de viagem já era bastante conhecido, Wallace pediu a ele para que lesse seus manuscritos acerca de uma descoberta que teve. Surpreendentemente, Wallace havia escrito justamente o que Darwin estava há décadas escondendo consigo e, como solução, publicou a teoria em seu nome e de Wallace."
Publicada por Rafaellah à(s) 11:58 0 comentários
Matriz hipermedia
quinta-feira, fevereiro 5Hypermédia
Hypermédia, remete para a interactividade. Hypermédia é a junção de dois termos: hipertexto e multimédia, em que a combinação destes dois permite uma organização de informação, mais fácil para a nossa mente interpretar.
A hypermedia permite ligações a texto, imagens, som e vídeo, assim sendo o utilizador fornece de um ambiente aberto e não linear.[i]
Matriz de hypermedia:
1. Interface:
A interface do utilizador é o conjunto de características com o qual os utilizadores interagem com as máquinas, dispositivos, programas de computador ou alguma outra ferramenta complexa, ou seja, fenómenos físicos que permitem interagir com o médium (meio). Ela fornece métodos para: Entrada, permitindo ao utilizador manipular o sistema;
Saída, permitindo ao sistema produzir os efeitos (as respostas) das acções do utilizador;[ii]
2. Imagem:
Conjunto de 0 e 1, um conjunto de formas e cores que formam a imagem que vemos.[iii]
3. Texto e hipertexto:
A 1ª vez que se utilizou o termo “hyper”, foi quando se falam em hipertexto, ou seja, num texto em que as palavras-chave estão a azul, e que implica a uma hiperligação (links) que acede a uma outra página na Web. O hipertexto é um ficheiro informático que contém um texto principal e texto marginais através de palavras-chave.
Mas este termo não apareceu com os computadores, pois as enciclopédias já tinham iniciado este processamento de informação, e foi Vannevar Bush o pioneiro do hipertexto.[iv]
4. Tipografia:
A tipografia é a composição de texto física ou digitalmente. A tipografia tem como objectivo estruturar o texto e a forma como é imprensa.
Existem dois tipos de texto: com ou sem serifa, e estes podem ser manuscritos ou em letra maiúscula/caixa alta e em letra minúscula/ caixa baixa.
A imprensa foi invenção dos chineses, em que utilizavam pequenas peças de madeira ou metal com relevos de letras e símbolos, mas estes estragavam-se facilmente. Mais tarde, Johann Gutenberg com a invenção da prensa tipográfica, os símbolos já eram reutilizáveis, por isso este meio tornou-se eficaz para a composição de textos.[v]
5. Animação:
A animação, é animar algo que não tem vida, dar vida às coisas, dar alma, e para isso recorre ao efeito óptico que vive de um fenómeno físico humano, chamada persistência retiniana. Persistência retiniana designa o fenómeno ou a ilusão provocada quando um objecto visto pelo olho humano persiste na retina por uma fracção de segundo após a sua percepção, assim, imagens projectadas a um ritmo superior a 16 por segundo, associam-se na retina sem interrupção.[vi]
6. Áudio:
Este é um media importante para a hypermédia, pois quando é acompanhado por banda sonora chama a atenção, prende o utilizador ao que esta a assistir, tendo como objectivo cativar o utilizador.[vii]
7. Vídeo:
Os filmes são outro meio que pode fazer parte de uma ligação da hypermédia. Os filmes ou sequências de imagens em vídeo mostram o movimento mais suave e menos saltitante. Um filme é gravado a 24 fotogramas por segundo. Hoje o Vídeo digital (ou DV) é gravado a 25 (Europa) ou 29.97 (cerca de 30 frames por segundo - EUA).[viii]
8. Espaço virtual:
Destino da espécie humana, é neste espaço que se pode trocar toda a informação e publicar tudo o que se quer, dando a oportunidade às outras pessoas de ver o que publicou.[ix]
[i].http://www.citi.pt/homepages/espaco/html/hipermedia.html e informação retirada/aprendida da aula de Oficina de Multimédia B;
[ii]. Informação retirada/aprendida da aula de Oficina de Multimédia B
[iii]. http://pt.wikipedia.org/wiki/Interface_do_utilizador e informação retirada/aprendida da aula de Oficina de Multimédia B
[iv]. http://www.univ-ab.pt/~bidarra/hyperscapes/video-grafias-8.htm e informação retirada/aprendida da aula de Oficina de Multimédia B;
[v] .http://pt.wikipedia.org/wiki/Tipografia e informação retirada/aprendida da aula de Oficina de Multimédia B;
[vi]. Informação retirada/aprendida da aula de Oficina de Multimédia B;
[vii]. Informação retirada/aprendida da aula de Oficina de Multimédia B;
[viii]. http://pt.wikipedia.org/wiki/Persist%C3%AAncia_da_vis%C3%A3o
[ix]. Informação retirada/aprendida da aula de Oficina de Multimédia B;
Publicada por Rafaellah à(s) 21:05 0 comentários
Site specific
“Sítio específico” são obras criadas num determinado espaço. “Trata-se, normalmente de trabalhos planejados – convites – para um determinado local.”
A obra de arte é elaborada consoante o meio circulante.
O termo arte ambiente está ligado ao site specific porque “sinaliza uma tendência contemporânea, que insere a obra tanto numa galeria como no meio ambiente ou áreas urbanas.”
O termo land art também está relacionado com site specific (também tendência contemporânea) porque este “tem uma nova relação com o ambiente natural, não representa a natureza, mas faz intervenções nesta, como Michael Heizer, abre grandes fendas no topo de duas mesetas do deserto, ou Robert Smithson que constrói sobre o Great Salt Lake, EUA em 1971.”
Site specific remete à “noção de arte pública, ou seja, realizada fora dos espaços tradicionalmente dedicados a ela, como os museus e galerias.” [1]
[1] Todo o texto com aspas presente nesta página a informação foi retirada de http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=5419
Por exemplo, a obra de Richard Serra, Tilted Arc na Federal Plaza(Fig), em Nova Iorque, foi elaborada para aquele determinado local, foi encomendada, e sendo retirada de lá, perde todo o seu significado, como o Richard diz que a obra “ foi elaborada para um lugar específico, em relação com um contrato específico e financiado por esse contexto”.[1]
E o que mais tarde aconteceu foi que “a entidade que encomendou iniciou o desmantelamento da obra e a sua colocação noutro local”, por isso como Richard ainda refere “ a sua remoção é equivalente a destrui-la”[2]
Lorenzo Mammi, um crítico de arte afirma que “site specific refere-se ao trabalho que parte das características do espaço para ser construído”
“Em relação à ideologia do “cubo branco”, faz com que toda a obra se deixe contaminar pelo entorno” então Mammi também refere que “já que nenhum espaço é neutro, todo o trabalho é “site specific”.”[3]
[1] http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=5419
[2] http://aartemodernaeantesedepois.blogspot.com/2006/11/site-specific_07.html
[3]http://netart.incubadora.fapesp.br/portal/Members/julmonachesi/materiasjul/sitespecific
Como Mammi refere, então o espaço é importante para a realização da obra, toda a obra é site specific porque quando se faz uma obra, temos algo que nos rodeia, com isso podemos dizer que temos mais que um tipo de site specific.
Para provar isso, Martin Grossman, diz que “ as intervenções na paisagem constituem um primeiro momento do site specific, depois com o deslocamento dos registos para um museu ou galeria, temos o segundo site specific, e um terceiro quando o este não está mais no espaço nem no institucional, mas no campo da informação (internet e publicações).
Como é o caso de Tilted Arc de Richard foi destruído, mas temos o terceiro site specific para conhecer a obra.”[1]
As esculturas e pinturas também pertencem as obras de arte designadas por site specific, pois estas foram encomendadas por alguém para um determinado lugar. Como as “estátuas que fazem parte da porta central da Catedral de Notre –Dame, século XII Chartres”[2].
Michael Heizer, Robert Smithson, Richard Serra são alguns dos artistas.
[1] 3http://netart.incubadora.fapesp.br/portal/Members/julmonachesi/materiasjul/sitespecific [2] 2http://aartemodernaeantesedepois.blogspot.com/2006/11/site-specific_07.html
Publicada por Rafaellah à(s) 20:41 0 comentários
TOP TEN
Publicada por Rafaellah à(s) 09:44 0 comentários
Porque o prof quis
WILLIAM SHAKESPEARE
"O tempo é muito lento para os que esperamMuito rápido para os que tem medoMuito longo para os que lamentamMuito curto para os que festejamMas, para os que amam, o tempo é eterno."
"O que não dá prazer não dá proveito. Em resumo, senhor, estude apenas o que lhe agradar."
Rafaellah
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- out. 19 - out. 26 (1)